quem somos/

Setor de Marketing

Numa época de comunicação rápida, via eletrônica, é esta a principal ferramenta de divulgação dos trabalhos e serviços realizados pelo Sindicato, ao mesmo tempo que permite e facilita a comunicação direta entre empresas associadas e o Sindicato. Ao identificar as necessidades e expectativas de associados, o “marketing” atua como “ombudsman” da instituição, ao registrar críticas e reclamações que serão encaminhadas à diretoria e responde a questionamentos e solicitações de solução de problemas.

É aqui que se negociam anúncios, contratações de espaços para eventos, além de registro de inscrições em cursos e eventos em geral.

Responde pela criação de comunicados, convites, divulgação de reuniões técnicas, enfim, material informativo que é produzido no dia a dia do sindicato.

Este setor identifica as necessidades das empresas associadas, de modo a planejar ações que visem oferecer, cada vez mais, atendimento diferenciado às empresas.

 
Setor Técnico

Ao lado de coletar e divulgar dados econômicos e encargos específicos para a indústria da construção, promove inovações tecnológicas surgidas a cada passo, na busca de modernização desta indústria. Realiza estudos com grupos de trabalho; promove painéis, cursos e seminários, enfim é um fórum de discussões técnicas que atualiza o sindicato e seus associados.

Produz mensalmente um Boletim Econômico que é enviado, via eletrônica, para as empresas associadas através do qual incentiva a participação de representantes das associadas nas comissões técnicas. É de sua responsabilidade a coleta de dados e cálculo dos índices setoriais da construção, tanto residencial, comercial e industrial, como habitações populares, que resultarão no CUB (Custo Unitário Básico). Para chegar a este índice, o mais importante para a indústria da construção, acompanha mensalmente preços de materiais e salários.

Produz tabelas e gráficos demonstrativos da evolução destes preços. Calcula encargos previdenciários e trabalhistas.

 
Setor de Comunicação

É aqui que se produz o “Sinduscon Diário” com informações sobre as atividades do Sindicato e referentes à Indústria da Construção. É uma compilação de matérias dos principais jornais e sites, que interessem ao setor, além de serem apresentados indicadores importantes, notícias selecionadas no próprio dia, inclusive pela internet, que venham a manter os leitores atualizados sobre tudo o que possa se referir à atividade da Construção. São “chamadas” sobre assuntos, que funcionam com links, levando à íntegra dos textos selecionados. Sua divulgação é feita diariamente, pelas manhãs, de segunda a sexta-feira.

É o setor que dá apoio à publicação “Sinduscon Semanal”, copiando matérias na íntegra, tiradas dos sites dos jornais e revistas.

 
Setor Jurídico

– Assessora o grupo de negociação para convenção coletiva;

– Oferece consultoria diária às empresas de construção civil;

– Divulga legislações recentes que influenciam a indústria;

– Realiza cursos voltados às empresas para qualificação empresarial;

– Promove fóruns de debates que visam compartilhar conhecimento e práticas corporativas;

– Acompanha projetos de Lei que versem sobre a atividade de construção;

– Elabora pareceres jurídicos esclarecendo temas controversos;

– Cobra às empresas atrasos nas Contribuições Sindicais, evitando que sejam multadas;

– Emite Certidão Negativa de Débitos;

– Elabora informes mensais: Jurídico e Agenda Fiscal.

 
Setor de Relações Institucionais

A par das atividades inerentes à sua denominação este setor é responsável por organizar programas educativos, como cursos, workshops, encontros, palestras, seminários, etc.

Assessora a diretoria sobre os mais diversos assuntos, além de supervisionar o material gráfico do sindicato e veículos de comunicação por ele produzidos. Participa das reuniões de diretoria e conselhos.

Mantém estreito relacionamento com Sesi-RJ e Senai-RJ no que se refere a educação e qualificação, em especial sobre o Programa Alfabetizar é Construir.

Compete a este setor a representação do sindicato, quando necessário, buscando parcerias dentro da própria entidade para planejamento e execução de programas educativos e técnicos.

Coordena a organização de eventos internos e externos e responde pela boa apresentação e relação com o público externo. Junto com o setor de Marketing, coordena várias outras atividades que regulem a relação do sindicato com suas associadas.

Aprova e supervisiona a criação de material gráfico e veículos de comunicação.

 
Assessoria Legislativa

Esta assessoria é responsável por acompanhamento constante dos projetos legislativos, de alguma forma relacionados à atividade da Construção Civil.

Assim sendo, analisa publicações via internet, selecionando projetos legislativos em tramitação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e na Assembleia Legislativa do Estado, que possam vir a interferir nos sistemas e práticas construtivas, encaminhando-os às diversas Comissões Técnicas do sindicato para analise. É nestas comissões que seus membros, assessorados por consultoria técnica, produzem eventuais sugestões que possam ser oferecidas às casas legislativas.

Diariamente analisa as publicações via internet, colhendo subsídios para elaboração de uma agenda legislativa da Construção Civil, publicada através de uma divulgação especial, enviada às empresas associadas.

Complementando este serviço, providencia a colocação desta Agenda Legislativa no site da entidade, ficando disponível a todas as empresas associadas, possibilitando o acompanhamento da tramitação dos projetos.

Presta, também, consultoria técnica às associadas, para aplicação correta das legislações aprovadas nas duas casas legislativas, em suas obras.

 

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades e eventos do Sinduscon-Rio

error: O conteúdo está protegido !!