Contribuição Associativa

Ficha de Pedido de Admissão de Associada

 Saiba mais sobre a diferença entre associar-se e filiar-se ao Sindicato

O que é

Empresas associadas são as que desenvolvem atividade que as torne ligadas à categoria econômica da Construção Civil e, voluntariamente, se associam ao Sinduscon-Rio, através de uma contribuição associativa mensal. 

O Sinduscon-Rio mantém relacionamento constante com toda a categoria e, em especial, com as associadas. Para essas empresas, o sindicato oferece inúmeros benefícios, serviços e vantagens com preços especiais, que os ajudam na capacitação empresarial e na promoção de seu crescimento. Podem também manter representante que participe da vida política da entidade, inclusive com direito a votar e ser votado para cargos de direção.

As associadas também são responsáveis pelo recolhimento de uma Contribuição Assistencial Patronal anual, estabelecida em Assembleia.

 

Vantagens de ser associada

O que o Sinduscon-Rio oferece às empresas associadas:

  • Representação da classe empresarial da Construção Civil sejam construtoras, empresas de engenharia ou prestadores de serviços, de qualquer porte, junto ao Poder Público Municipal, Estadual e Federal, defendendo os interesses do setor.
  • Representação jurídica da categoria econômica nas negociações com os Sindicatos de Trabalhadores na sua base territorial, buscando regular a relação capital/trabalho através de Convenções Coletivas de Trabalho equilibradas, estabelecendo direitos e deveres de empregados e empregadores, condições fundamentais para um relacionamento respeitoso e cooperativo entre eles.
  • Acompanhamento mensal dos custos de construção no Rio de Janeiro e cálculo do CUB – Custo Unitário Básico, de acordo com a Norma NBR 12721/2006 da ABNT, conforme determina a Lei das Incorporações Imobiliárias nº 4591/1964, pela qual o CUB é parâmetro para registro do Memorial de Incorporação, bem como para aferição dos recolhimentos do INSS e ISS.
  • Comissões Técnicas – reuniões periódicas abertas à participação das Associadas, para troca de experiências, busca de soluções e apresentação de propostas de ações. São elas: Comissão de Meio Ambiente e Relação com Concessionárias; Comissão do Mercado Imobiliário; Comissão de Obras Públicas e Empreitada; Comissão de Materiais, Tecnologia, Produtividade e Qualidade; Comissão de Habitação Social; Comissão de Revitalização de Imóveis; Comissão de Desenvolvimento de Recursos Humanos; e a Comissão da Indústria Imobiliária.
  • Orientação jurídica nas áreas previdenciária, tributária, trabalhista, ambiental e do direito imobiliário, inclusive ações judiciais coletivas para defesa dos direitos violados. Fornecimento de cópias de leis, decretos, medidas provisórias, resoluções e portarias.
  • Acesso a órgãos /conselhos com os quais o Sinduscon-Rio se relaciona ou tem assento: COMPUR – Conselho Municipal de Política Urbana; CONSEMAC – Conselho Municipal de Meio Ambiente; FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro; SESI/SENAI-RJ, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção; Caixa Econômica Federal; CNI – Confederação Nacional das Indústrias; Conselho de Contribuintes do Município do Rio de Janeiro.
  • Programa Alfabetizar é Construir, que leva educação fundamental aos canteiros de obras, fator de crescimento da produtividade das empresas participantes.
  • Índices e indicadores econômicos (FGV, CUB, IBGE, financeiros) são atualizados mensalmente através do Boletim Econômico – encaminhado para as empresas.
  • Canal permanente de comunicação através da Sinduscon diário – com resumo das principais notícias sobre o setor, Siinduscon semanal, Informe Econômico (mensal) e Informe Jurídico (mensal).
  • Palestras, seminários, workshops, cursos e encontros sobre temas técnicos; jurídicos e tributários.
  • Descontos em publicações, cursos, anúncios e locação de espaço para eventos.
  • Agenda Legislativa – atualizada periodicamente.
  • Fornecimento de Certidão dos dias de chuva.
  • Desconto de 30% em qualquer Norma Técnica da ABNT.
  • Fornecimento da tabela de Encargos Sociais.
  • Fornecimento de guias e publicações sobre diversos assuntos:
      • “Licenciamento Ambiental para Construção Civil”;
      • “Dúvidas sobre a Norma de Desempenho – especialistas respondem”;
      • “Guia Nacional para elaboração do Manual de uso, operação e manutenção das Edificações”;
      • “Desempenho de Edificações Habitacionais – Guia Orientativo para Atendimento à Norma ABNT NBR 15.575/2013;
      • Kit de “Segurança nos canteiros de obras”, etc.

Como associar minha empresa?

A empresa deverá baixar a ficha “Pedido de Admissão de Associada”, a qual, após preenchida com os dados completos e assinada por diretor ou representante legal da empresa, deverá ser devolvida ao Sinduscon-Rio, juntamente com uma cópia do contrato social e última alteração, scaneada, através do e-mail marketing@sinduscon-rio.com.br.

O valor do capital social da empresa determinará o valor de sua contribuição social. Os vencimentos são previstos para dia 10 de cada mês, com treze boletas anuais. A regularidade de recolhimento das mensalidades é indispensável para que a empresa desfrute de nossos serviços.

Não há um prazo mínimo de permanência da empresa em nosso quadro social. Mas, caso a empresa tome decisão de desligamento, a condição exigida é que ela esteja em dia com a contribuição associativa, além de ter que nos encaminhar uma carta assinada por diretor da empresa, explicando o motivo de sua saída.

 

 

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades e eventos do Sinduscon-Rio

error: O conteúdo está protegido !!