O Projeto Construa Brasil, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com a execução da Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), encerrou o primeiro ciclo de suas atividades. Realizado no Auditório Celso Furtado, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o evento reuniu representantes do setor público e privado para compartilhar os resultados alcançados e destacar os produtos desenvolvidos pelo projeto, voltados à desburocratização, digitalização e industrialização do setor da construção.
Os participantes discutiram temas como os benefícios do BIM, a modernização de processos e a construção industrializada. As ações realizadas e os produtos entregues reforçam o compromisso do projeto em transformar o ambiente de negócios da construção, alinhando-se à Nova Indústria Brasil e à Nova Estratégia BIM BR.
O Construa Brasil e seus impactos
Na frente da desburocratização, foram lançadas 2 publicações, 1 vídeo e 3 cursos EAD com 12 módulos e mais de 40 horas de conteúdo, disponíveis gratuitamente no portal da Enap, com o objetivo de simplificar códigos de obras e agilizar processos de concessão de alvarás.
No âmbito da digitalização, o projeto promoveu o BIM como ferramenta de transformação digital, com 3 vídeos, 2 guias sobre integração de tecnologias da Indústria 4.0 com BIM, 1 EAD com 18 módulos e mais de 80 horas de conteúdo, e um portal acadêmico que reúne 550 conteúdos de aprendizagem. Além disso, implementou Células BIM em 2 universidades federais, equipadas com ferramentas avançadas, como impressoras 3D e kits de IoT, inspirando a atualização curricular de 34 cursos de arquitetura e engenharia.
Na área da industrialização, o projeto elaborou um planejamento estratégico, revisou 27 normas técnicas relacionadas à coordenação modular e desenvolveu uma nova norma publicada pela ABNT, além de propor uma norma específica para plataformas de habitação de interesse social. Esses esforços destacam o compromisso do Construa Brasil com a eficiência, qualidade e sustentabilidade no setor da construção.
Metas e Produtos Desenvolvidos
O primeiro ciclo do Construa Brasil gerou uma série de metas estratégicas e produtos que visam modernizar e simplificar processos no setor. Confira:
#Desburocratização
Meta: Convergência dos Códigos de Obras e Edificações (COE)
Produtos:
Meta: Melhoria do Processo de Concessão de Alvará para Construção
Produtos:
#Digitalização
Meta: Difundir o BIM e seus Benefícios
Produtos:
Meta: Criar Condições Favoráveis para o Investimento Público e Privado em BIM
Meta: Apoiar Ações de Estruturação do Setor Público para Adoção do BIM
Produtos:
Meta: Estimular o Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias Relacionadas ao BIM
Produtos:
#Industrialização
Meta: Identificar e Adequar o Regulamento Técnico para Incentivo à Coordenação Modular
Produtos:
Meta: Incentivo à Construção Industrializada
Produtos:
Sobre o Projeto Construa Brasil
O projeto Construa Brasil é resultado do Termo de Colaboração celebrado entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a execução da Rede Catarinense de Inovação (Recepeti). Todas as suas iniciativas visam a desburocratizar, digitalizar e industrializar a construção, promovendo a melhoria do ambiente de negócios e, consequentemente, gerando empregos, elevando o PIB nacional e contribuindo para a retomada da economia brasileira.
Todos os produtos estão disponíveis no site oficial do projeto: https://www.gov.br/mdic/construabrasil
Fonte: Portal MDIC/GOV.BR