Na última quinta-feira, 26 de setembro, os integrantes do Sinduscon Jovem participaram de mais uma etapa do programa, marcada por duas palestras importantes, as quais trouxeram ideias e ferramentas para o grupo enfrentar o desafio final: criar uma empresa simulada e desenvolver um aplicativo capaz de minimizar os gargalos do setor da construção civil.
A primeira palestra foi conduzida pelo consultor Ayrton Rochedo, que falou sobre liderança e desempenho dos negócios. De acordo com ele, o desempenho de uma empresa está diretamente ligado à sua equipe, reforçando que “não há desempenho fora das pessoas”. Ele propôs três reflexões: o que é desempenho, como ele se manifesta e como perceber se a equipe está realmente atingindo seu potencial. Sobre liderança, afirmou que, para garantir resultados, é indispensável um líder que inspire, mobilize e forme times de alta performance. “Um verdadeiro líder é aquele que, além de ser orientado a resultados, consegue ser protagonista e agir com autoridade baseada na razão e não na imposição”, concluiu o consultor.
Em seguida, Karla Gaby, estrategista de negócios da Rethink, apresentou uma abordagem prática e interativa sobre o conceito de Design Thinking. Durante a palestra, explicou como essa metodologia pode ser aplicada para entender as necessidades dos clientes e buscar soluções eficientes de forma criativa e colaborativa, transformando a maneira como as empresas enfrentam desafios. Karla também compartilhou o case da empresa Tecnica, que utilizou o Design Thinking para reinventar a experiência de uso em garagens de edificações, desenvolvendo uma solução inovadora e eficaz para o mercado.
No encerramento do evento, o grupo recebeu os detalhes do desafio final do programa, que vai colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo das palestras, e das demais atividades atividades realizadas até aqui, incentivando os jovens a pensarem de maneira estratégica para impactar positivamente o setor. Sem dúvida, será uma forma do grupo mostrar seu potencial criativo e de liderança.