Foi um ano de imersão no universo da Construção Civil, com o objetivo de colaborar na formação de jovens graduados em Engenharia e Arquitetura, agregando conhecimentos, habilidades e atitudes para se tornarem futuros líderes. Essa foi a missão do Sinduscon-Rio ao retomar o programa Sinduscon Jovem que, sob coordenação de Vinícius Benevides, vice-presidente da entidade, promoveu aos selecionados o conhecimento das engrenagens do sindicato, das tendências do setor, além da troca de experiências e do estímulo à busca de soluções para um mercado de construção mais produtivo, tecnológico e próspero.
Desta forma, desde julho do ano passado, o grupo tem participado de uma série de atividades, incluindo reuniões e visitas técnicas, que envolveram apresentações sobre a missão, visão e valores do sindicato, palestras e visitas sobre tecnologia e sustentabilidade nas obras, interação com o Sintraconst-Rio, para conhecer o ponto de vista dos trabalhadores, e o acompanhamento de ações do Construção Legal. Na linha das melhores práticas, fizeram uma visita técnica em uma obra da Dimensional Engenharia, a Casa Cave, localizada na Barra da Tijuca, para conhecer um projeto que segue todos os conceitos de sustentabilidade, inclusive tendo certificação ambiental da Green Building Council Brasil.
Contribuindo para o setor
“Além de todo o conteúdo programático para desenvolvimento dos jovens, estabelecemos como objetivo que o grupo contribuísse de maneira concreta para o setor, com o desenvolvimento de um projeto contendo um pacote de entregáveis sólidos”, pontua Vinicius Benevides.
Assim, surgiu a ideia de iniciar um projeto em prol da melhor formatação dos dados do Custo Unitário Básico (CUB) do Rio de Janeiro.
“Após pensar nas dores do Sindicato e do setor, vislumbramos uma oportunidade de implementação de melhorias no CUB-RJ. Sabemos que a formatação deste indicador é uma obrigação legal do Sindicato e é de suma importância que seus dados sejam os mais fidedignos possíveis, ainda mais em tempos de elevação abrupta e sistêmica de custos, então, ficou claro que essa deveria ser a missão do grupo de jovens”, destaca Benevides.
O projeto foi estruturado em 5 etapas: (i) compreensão do arcabouço legal e normativo do CUB, (ii) diagnóstico do fluxo de coleta de dados e de divulgação, (iii) benchmark em Minas Gerais e troca de experiências com a economista Ieda Vasconcelos da CBIC, (iv) avaliação das oportunidades de melhorias e, por fim, (v) implementação das mudanças e campanha de engajamento.
No diagnóstico, ficaram claras algumas oportunidades de digitalização, de padronização das informações de divulgação e da necessidade de elevação do número de empresas que respondem mensalmente ao questionário de coleta de preços.
“O ponto positivo é que impressionou a operacionalidade e facilidade do sistema web-based (http://www.cub.org.br/) mantido pela CBIC. No entanto, diversas empresas enviavam a informação em Word para o Sindicato, gerando retrabalho e possibilidade de erro humano.”, constatou a arquiteta Letícia Abreu, uma das integrantes do grupo.
A partir do mês de julho deste ano, algumas mudanças já foram implementadas, com o desenvolvimento de um texto padronizado de divulgação do CUB-RJ no site do Sinduscon e no Informe Diário, além da colagem de relatórios sintéticos na publicação, contendo a evolução do índice nos diversos projetos padrão e os dados de custos dos materiais.
“Esses relatórios estão disponíveis no site do CUB da CBIC, contudo, para facilitar o acesso à informação, esses dados já serão enviados juntamente com a divulgação mensal do índice”, ressalta Gustavo Corbelli, engenheiro e também participante do Sinduscon Jovem.
Um ponto mapeado como fundamental para o sucesso do projeto foi a necessidade de aumento do número de empresas participantes na formação do indicador. “A NBR 12.721:2006, em seu item 8.3.4, recomenda um mínimo de 20 amostras por item”, afirma Vinicius, acrescentando que, para ter um elemento de incentivo, propôs que fosse encaminhado aos participantes um Relatório Analítico de Preços Personalizado, que traz o comparativo entre os valores fornecidos pela empresa e a mediana dos preços praticados no mercado.
“O relatório é interessante para que a empresa tenha uma visão gerencial qualificada do seu comportamento de compra, e se torna um diferencial para as empresas que contribuem para a formação do índice”, conclui Benevides.
A partir daí, o grupo está colocando no ar a campanha do CUB-RJ, para dar visibilidade às ações desenvolvidas, além de mostrar a importância do índice para o setor e para gerar engajamento das empresas na formação do índice, com o objetivo de atingir a recomendação normativa em todos os itens coletados.
“A meta que nos foi traçada foi, além de atingir a recomendação mínima normativa, que todas as empresas participantes respondam ao questionário diretamente pelo site do CUB”, complementa Gabriele de Oliveira.
Todos os associados estão convocados para se cadastrar e participar da pesquisa de formatação dos dados do CUB-RJ, contribuindo para um melhor ambiente de negócios no setor e recebendo seu relatório analítico personalizado. São poucos minutos que trazem grandes resultados para todos os envolvidos.
O acesso ao cadastro de participação é feito por este link. Clique e Participe!
O Sinduscon Jovem
Em julho de 2021, o Sinduscon-Rio selecionou um grupo de engenheiros e arquitetos para participar do Sinduscon Jovem e, ao longo de um ano, sob mentoria e coordenação de Vinícius Benevides, eles exploraram o mundo da construção civil, para conhecer as engrenagens do setor, trocar experiências e se apropriar dessa experiência, pensando e buscando soluções para um mercado mais produtivo, tecnológico e benéfico para a indústria da construção.
O grupo tem, atualmente, sete participantes: os engenheiros Gustavo Corbelli, Gabriele de Oliveira, Jhony Raniery, Lillyane de França e Yasmin Paes, e os arquitetos Letícia Abreu e Robson Laureano.
No último ano, todos participaram de visitas técnicas, quando tiveram contato com as tecnologias e melhores práticas aplicadas na construção, além de palestras e reuniões, sempre com o objetivo de absorver novidades e informações do setor da Construção Civil.
Além das atividades em campo, foram muitas as reuniões de alinhamento da campanha do CUB, debatendo sobre diagnóstico, estratégias e cenários.
“Nosso intuito era fazer com que o grupo tivesse formação em liderança, tecnologia, métodos construtivos e tudo mais que eles precisam para conhecer e viver o setor da construção. Para isso, a participação ativa de nossa Diretora Executiva Carla Oliveira e da Simone Garrafiel, do setor de comunicação, foram fundamentais”, concluiu Benevides, na certeza de que a missão foi cumprida.