X

Sinduscon-Rio lança segunda edição do Rio Construção Summit para setembro de 2025

Na manhã de hoje (03), o Sinduscon-Rio lançou, oficialmente, a segunda edição do Rio Construção Summit, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025, no Pier Mauá, região portuária da cidade. O evento, que será realizado com o apoio de entidades como Firjan, CBIC, SINICON, Sistema Indústria (CNI | SESI | SENAI | IEL) e FIIC, promete reunir as principais lideranças e especialistas da Construção Civil para debates sobre panorama, tendências e inovações para o setor.

O anúncio foi feito durante uma cerimônia na Casa Firjan, que teve a presença de autoridades e gestores do setor, além de representantes das principais entidades envolvidas na organização e apoio do evento. A abertura ficou a cargo de Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, que participou de seu último evento como presidente da Firjan, destacando a importância do Rio de Janeiro no cenário nacional da construção civil. “A interação entre a Firjan e as entidades do setor nos permitiu construir uma plataforma sólida para apoiar o desenvolvimento das atividades da construção civil, e o Rio Construção Summit é uma peça fundamental nesse processo”, afirmou o empresário.

Antes, para contextualizar a importância do evento para o Rio de Janeiro, foram apresentados números do setor da Construção Civil no estado. Segundo um levantamento inédito da Firjan, a estimativa de investimentos para o setor, no Brasil, é de R$ 696,3 bilhões, até 2026. Em 2023, o setor da construção movimentou R$ 342,4 bilhões, o que corresponde a 3% do PIB nacional e 13,5% do PIB industrial, além de gerar 3,42 milhões de postos de trabalho. Ainda de acordo com a Firjan, o Brasil já conta com cerca de 65 mil empresas no setor de construção. Entre 2017 e 2022, a criação de 9.948 novas micro e pequenas empresas foi destacada como um ponto-chave para o desenvolvimento e expansão do setor.

Colaboração e Parcerias

Em sua fala, Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio, fez um agradecimento especial aos parceiros do setor público e privado e relembrou o sucesso da primeira edição do evento, em 2023. “Em 2022, sonhamos em devolver ao Rio o protagonismo no setor da construção civil e, após muito planejamento, em 2023, nasceu este evento, que trouxe os holofotes de volta para nossa cidade. Agora, em 2025, estamos dando mais um passo importante para consolidar esse protagonismo”, declarou Hermolin, acrescentando que “estamos falando do maior evento de Construção do país. Totalmente imersivo, focado em promover trocar, rodadas de negócios e networking. A expectativa é alta”.

O presidente eleito da Firjan, Luiz Césio Caetano, também proferiu breves palavras, enfatizando as origens do evento, resultado do projeto Rio Construção, criado pela entidade. “Nosso objetivo sempre foi estimular o desenvolvimento do setor e o Rio Construção Summit é uma das iniciativas para alcançar essa meta. Acreditamos que, com a colaboração de todos, podemos impulsionar ainda mais a modernização e a inovação na construção civil”, destacou.

Por sua vez, Cláudio Medeiros, presidente do SINICON, reforçou a relevância das temáticas que serão abordadas no evento, principalmente no que diz respeito à retomada da Engenharia brasileira, um setor chave para a redução do desemprego.

Participação de Líderes e Entidades

Inês Magalhães, vice-presidente de habitação da Caixa, e Sérgio Malta, diretor de desenvolvimento do Sebrae, também participaram do evento, juntamente com Sydnei Menezes, presidente do CAU/RJ, e de Miguel Fernández, presidente do CREA-RJ. Da área educacional, os reitores Flávio Murilo, da universidade Estácio (UNESA), e Andreya Navarro, da Cândido Mendes (UCAM), enfatizaram a necessidade de aliar a educação às demandas do mercado, preparando futuros profissionais para os desafios do setor.

Visão para o Futuro

Entre os destaques da cerimônia, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, fez uma fala sobre a resiliência do setor da Construção Civil, que, segundo ele, foi importante para a recuperação econômica do estado, principalmente após a crise vivenciada em 2018. “O Rio de Janeiro é fundamental para o Brasil e os investimentos no setor da construção têm sido essenciais para o equilíbrio econômico do nosso estado. Parabenizo todos os envolvidos na organização do Rio Construção Summit por não desistirem do Rio e por continuarem a apostar no nosso futuro”, disse o governador.

O evento também trouxe uma novidade para 2025: o lançamento do Prêmio IEL de Talentos, anunciado por Paulo Siqueira, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Com o tema “O papel do setor da construção frente às mudanças climáticas”, o prêmio incentivará a participação de estudantes e profissionais na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o setor. O edital será publicado em breve, as inscrições estarão abertas de janeiro a abril de 2025, e os vencedores serão premiados durante o Rio Construção Summit.

Expectativas para 2025

A expectativa é que a segunda edição do Rio Construção Summit reforce ainda mais a posição do Rio de Janeiro como um polo de inovação e desenvolvimento na construção civil. Com o apoio de diversas entidades e a presença de líderes do setor, o evento promete aquecer a construção civil brasileira, trazendo discussões de alto nível e oportunidades de networking que contribuirão para o crescimento e modernização do setor.

Parceiros do Sinduscon-Rio
Seja um parceiro >>
Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio)
Rua do Senado 213 Centro Rio de Janeiro RJ
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, 8h30 às 17h.